Lista Final de Projetos a votação OP´ 2022 - Cacém e São Marcos

Lista Final das propostas admitidas ao Orçamento Participativo da União das Freguesias, 2022.

Designação dos projetos:

» Projeto nº 2 - "Karate"

O Projeto enquadra-se num modelo por workshops a ter lugar em vários pontos da freguesia aos jovens da nossa cidade tenham contacto com a prática do karaté, bem como do desporto em geral. Este modelo tem por base 4 workshops temáticos abordando várias competências por forma a criar hábitos desportivos como modelo de saúde. O objetivo deste projeto prende-se com o desenvolvimento de competências sociais e a promoção do estilo de vida saudável das nossas crianças e jovens. Dar conhecimento dos benefícios da prática desportiva e as possibilidades de índole social criação de empatia entre crianças jovens e o deporto. Abordagem social dos benefícios da prática do desporto da sua vertente social competitiva e de lazer.

» Projeto nº 3 - "Jogar Verde"

Jogar verde consiste num projeto lúdico-pedagógico-social que pretende equipar o Centro Carlos Paredes com jogos de exterior ao dispor dos utentes deste espaço. os jogos, indicados em anexo, permitem que grupos de familiares e de amigos, de todas as idades, possam conviver e divertirem-se nos espaços verdes existentes, num ambiente ao ar livre e de forma saudável. os jogos produzidos em material ecológico (madeira) possuem regras fáceis e são adequados a qualquer idade. todo este material ficaria guardado num armário específico no interior do Centro Carlos paredes e poderia ser solicitado pelos utentes do parque com a apresentação de um documento de identificação.
»Dinamizar e promover uma atividade lúdica, pedagógica e social, para os utentes dos espaços verdes existentes (neste caso no parque de são marcos).
» A socialização e ocupação de tempos livres, de grupos com diversas faixas etárias, através de jogos ao ar livre.
» Possibilidade de desenvolver a produção e distribuição de material lúdico em parceria com fábricas / carpintarias da freguesia para distribuição por outros equipamentos sociais.

» Projeto nº 4 - "Abrigos de Rua"

Este projeto enquadra-se na necessidade de criar infraestruturas na freguesia que beneficiem a integração dos animais de rua na comunidade. As colónias existem na freguesia, onde é feito um trabalho de controlo populacional através do programa CED (Capturar-Esterilizar-devolver) promovido pelo Município de Sintra, no entanto, as questões de bem-estar animal vão muito além da esterilização, sendo necessário garantir locais adequados para alimentação e permanência destes animais em segurança. Complementarmente, a salubridade e condições ambientais são temas a considerar de forma a promover uma maior aceitação das pessoas para esta temática dos animais de rua, melhorando, consequentemente, a boa convivência entre pessoas e animais na comunidade.

Lista Final de Projetos a votação OP´ 2022 - Cacém e São Marcos
A votação nos projetos do OP-UFCSM decorre de 24 de maio a 28 de junho.

A votação dos projetos será feita presencialmente:

» Polo Centro Carlos Paredes (São Marcos) - 24 de maio a 02 de junho (3ª a sábado)
» Polo Casal Cotão - 03 a 15 de junho (2ª a 6ª feira)
» Sede da União de Freguesias Cacém São Marcos - 17 a 28 de junho (2ª a 6ª feira)

Horário das 09:00 às 13:00 e das 14:00 às 16:30.

Cada cidadão só pode votar uma única vez, em: 2 (dois) projetos distintos, se o número de projetos for entre 3 e 5 inclusive

Contamos com a sua participação!

Lista final projetos admitidos