Saúde, Desporto e Cultura

Desporto da União das Freguesias do Cacém e São Marcos

A União das freguesias do Cacém e São Marcos tem implementado ao longo do tempo vários programas desportivos destinados á sua população.

  • Desporto Sénior – “Mais Ativo” – Com o Coração, tenho um espírito mais jovem;
  • Escolas de Desporto a União das Freguesias;
  • Cacém e São marcos em Movimento.

Este programas pretendem promover a melhoria da qualidade de vida dos seus munícipes, crianças, jovens, adultos e seniores da freguesia, através da prática regular da atividade física, criando hábitos de vida saudáveis e facilitando a existência de contextos sociais positivos.

Missão dos Programas Desportivos da União das Freguesias.

Os programas são constituídos por atividades desportivas de caráter regular, para as crianças e jovens (futebol, judo, atletismo, capoeira e hip Hop) e para a população adulta e sénior (ginástica, remo indoor, hidroginástica e yoga). Nas atividades promovidas existem também algumas iniciativas de caráter pontual, como passeios pedestres, passeios, visitas e participação em vários eventos desportivos e sociais.

As atividades regulares são realizadas ao longo do ano de setembro/outubro a maio/junho do ano seguinte. A prática regular desportiva tem como principal objetivo:

  • Promover a melhoria da condição física da população, através dos benefícios da prática da atividade física regular;
  • Promover a melhoria da autonomia funcional através da estimulação motora;
  • Promover a autonomia sócio afetiva e a integração social.

A vida sedentária, dos nossos dias leva cada vez mais as pessoas a consciencializarem-se da necessidade de praticar atividade física, a fim de melhorar ou manter a vitalidade do seu corpo física e psicologicamente.

A atividade desportiva através de exercícios adaptados a diferentes idades proporciona uma adequada melhoria da elasticidade e tonicidade dos músculos e de todos os sistemas que suportam o funcionamento do nosso corpo.

Deste modo promovendo várias atividades desportivas para diferentes faixas etárias iremos combater alguns dos problemas de saúde presentes na sociedade atual nomeadamente, problemas de coluna, obesidade, osteoporose, diabetes, hipertensão, problemas cardíacos, depressões, fibromialgia, entre outras patologias.

Com estas atividades pretendemos contribuir para o bem-estar físico e emocional da comunidade ajudando à prevenção de doenças.

TITLE

Partilhe em