
Caras e caros fregueses, amigas e amigos:
Antes de mais, começo por dirigir as minhas palavras a todos os fregueses da União das Freguesias do Cacém e São Marcos, que, de forma séria, democrática, e cívica exerceram o seu direito de voto no passado dia 12 Outubro.
Permitam-me ainda saudar todos aqueles, que acreditaram e confiaram na minha recandidatura pelo Partido Socialista, um agradecimento muito especial, pela confiança depositada e reafirmando o nosso compromisso de responsabilidade para o exercício de um novo mandato.
Tenho a honra e, sobretudo, o privilégio de tomar novamente posse como Presidente da União das Freguesias do Cacém e São Marcos.
Durante este quadriénio, juntamente com os restantes elementos que integram comigo este novo desafio e que me irão acompanhar, a eles começo por agradecer a forma íntegra e empenhada com que se dispõem a assumir os desafios que surgem diariamente e, que certamente, vão continuar a surgir, realizando, muitas vezes, sacrifícios pessoais e familiares.
Gostaria também de agradecer aos funcionários da União das Freguesias, pela sua dedicação à causa pública e ao bom funcionamento da vida quotidiana dos nossos habitantes, são vocês os verdadeiros heróis do trabalho autárquico. Nada disto é possível sem a colaboração de todos. O meu muito obrigado!
Deixo uma palavra de agradecimento aos membros da Assembleia de Freguesia cessantes que, durante estes últimos 4 anos, contribuíram com elevação excecional para o decorrer dos trabalhos da assembleia com dedicação e um respeito mútuo entre todos em prol da nossa freguesia.
Este é o momento que marca o arranque de um novo ciclo autárquico. Impõe-se que olhemos para o passado e presente, de forma a podermos perspetivar o futuro da nossa Freguesia.
?Nunca tudo está feito?, como dizia o nosso amigo e saudoso,
José Estrela Duarte.
Assim sendo e, no sentido de dar cumprimento ao nosso programa estão identificadas efetivamente as necessidades da população.
- Higiene e limpeza urbana: É necessário melhorar e aumentar a capacidade de recolha de resíduos, substituição da contentorização e reforço na fiscalização.
- Estacionamento: É urgente a criação de soluções por toda a freguesia: em especial São Marcos por forma a responder às necessidades da população, aumentar a recolha de veículos abandonados melhorando a mobilidade e consequentemente a qualidade de vida dos nossos fregueses.
- Lar para Idosos: verifica-se um número crescente de pessoas idosas, muitas delas em situação de solidão, com perda de autonomia ou carência de apoio familiar, os equipamentos sociais são insuficientes para responder às necessidades atuais e futuras. Assim, torna-se urgente e prioritária da criação de uma Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI)
- Creche: verifica-se um aumento muito significativo no número de crianças residentes na freguesia, o que evidencia uma necessidade crescente de respostas adequadas na área da educação infantil. As atuais infraestruturas e serviços disponíveis, têm-se revelado insuficientes para dar resposta à procura, torna-se necessário e urgente investir na criação de novas creches, que sejam acessíveis a todas as famílias, tanto em termos geográficos como económicos. Esta medida é fundamental para garantir o bem-estar das crianças, apoiar as famílias trabalhadoras e promover a igualdade de oportunidades desde os primeiros anos de vida.
- Quinta Ribeiro de Carvalho: com elevado valor histórico, patrimonial e simbólico, representa um dos locais mais nobres da freguesia. Nesse sentido, propõe-se a requalificação deste espaço, de modo a transformá-lo num equipamento funcional, acessível e ao serviço da população. Esta intervenção poderá contemplar, entre outras possibilidades, novas instalações para a Junta de Freguesia ou a criação de um equipamento de cariz cultural e comunitário, que promova a participação cívica, a cultura e o bem-estar social.
2 Projetos estruturantes
- A Circular Poente ao Cacém: a sua construção é uma intervenção estratégica e fundamental para o desenvolvimento equilibrado da freguesia e do concelho. Atualmente, a freguesia encontra-se fortemente congestionada, com vias sobrecarregadas e tempos de deslocação elevados. A inexistência de alternativas viárias agrava os problemas de trânsito intenso especialmente nas horas de ponta, verifica-se dificuldades no acesso a zonas residenciais e equipamentos públicos, cria uma elevada pressão sobre o centro urbano, comprometendo a sua funcionalidade e segurança. A sua construção permitiria desviar o tráfego de atravessamento, aliviando o centro do Cacém e o acesso ao IC19 reorganizando a mobilidade.
- Parque Linear da Ribeira das Jardas: prolongamento até à Fábrica da Pólvora, com foco na requalificação ambiental e social do território, requalificação integral da zona envolvente e da criação de um eixo verde contínuo, ao serviço da população e da melhoria ambiental da freguesia, promovendo a continuidade ecológica e a mobilidade pedonal e ciclável, criar novas oportunidades de lazer, convívio e bem-estar ao ar livre, com base em critérios de sustentabilidade e valorização ambiental.
Estas são algumas das nossas propostas.
Contamos com o apoio efetivo da Câmara Municipal de Sintra, convicto que em conjunto iremos trabalhar para a melhoria de quem aqui vive, estuda e trabalha nesta União de Freguesias.
Vamos também continuar a valorizar e a apoiar todas as nossas instituições criando projetos de promoção de cidadania que visem a integração e o bem-estar da comunidade.
Pretendemos continuar a apoiar o Comércio Local e sector Empresarial da freguesia.
Que tem aumentado significativamente, não só no investimento que temos constatado, como a criação de inúmeros postos de trabalho, contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento da Economia Local.
Aos nossos seniores, e à semelhança do que tem vindo a ser desenvolvido nesta área, iremos continuar a apoiar esta faixa etária, mantendo o objetivo de lhes proporcionar um envelhecimento feliz e ativo. Com esse intento, vamos continuar a garantir a promoção regular das atividades/iniciativas desportivas, culturais, de lazer e tempos livres, que permitam promover novas experiências, quebrando a rotina e a solidão e contribuindo para uma prevenção e minimização de situações de exclusão social.
Crianças e Jovens
A integração e preparação das nossas crianças e jovens a comunidade deve-se unir e sentir-se responsável por esta importante tarefa, a Junta de Freguesia assume um papel fulcral neste processo.
Por esse mesmo motivo, as iniciativas promovidas continuarão, como sempre, a envolver as escolas, os professores e as associações de Pais, de forma a reforçar os laços existentes de todos os parceiros por forma a permitir uma melhoria das condições de vida das nossas crianças e jovens e das suas famílias.
Pretendemos ainda garantir uma gestão eficaz na manutenção do espaço público e dos espaços verdes, promovendo uma política ambiental que permita preservar o espaço que nos rodeia e desenvolver iniciativas de sensibilização para a comunidade escolar e para a população no geral.
O cumprimento e sucesso desta preservação, só será alcançável através da limpeza e da higiene urbana, bem como, da requalificação e manutenção dos espaços.
Asseguradas a preservação e a mobilidade do espaço público, impera garantir a sua proteção.
Com a consolidação da nossa Unidade Local de Proteção Civil, pretendemos reforçar a ajuda e apoio para garantir a segurança dos nossos habitantes.
Ao nível da juventude, do desporto e cultura continuaremos a desenvolver e a apoiar as várias instituições que estão na nossa freguesia, promovendo inúmeras atividades desportivas, culturais e lúdicas que garantam o lazer e a ocupação dos tempos livres da nossa população.
Gostaria de salientar que iremos continuar a melhorar os serviços prestados, procurando sempre racionalizar e otimizar os meios disponíveis de apoio à população, para que todos, sem exceção, possam ter acesso, em tempo útil, a estes serviços.
Como todos sabemos nenhum serviço funciona sem pessoas. Pessoas essas, que têm sido um exemplo na sua disponibilidade, dedicação, empenho e resiliência à causa pública.
Essas pessoas são os nossos funcionários. Desde os operacionais da recolha de resíduos urbanos (Monos e Verdes), da manutenção do espaço público, do serviço cemiterial, área administrativa, os técnicos da área da ação social, psicologia, emprego, desporto e cultura.
Em conjunto com o meu executivo, contamos convosco para continuar a trabalhar com um único objetivo: servir a nossa população!
Uma vez mais uma palavra também de apreço para todos aqueles que hoje iniciam funções na Assembleia. Quero manifestar desde já o meu compromisso em trabalhar com todos de forma leal e com respeito pelas competências de cada órgão autárquico.
Reafirmo os meus votos de bom trabalho a todos, e em especial aos membros do executivo.
Estou confiante que seremos uma equipa coesa e capaz de dar resposta aos anseios e necessidades da nossa população!
Deixei para o fim a minha família... Foi propositado. Pela importância que a mesma tem. Começo por vos pedir desculpa pelas noites mal dormidas, pelas férias mal gozadas, pelos telefonemas a qualquer hora que eu recebo, interrompendo o vosso descanso? Eu sei que tenho o vosso apoio e a vossa compreensão. E eu sei também que não é fácil, mas este foi o caminho que eu escolhi servir.
Todos os dias, o vosso amor e compreensão tem sido a motivação que me leva a acreditar nesta missão. Que vale sempre a pena acreditar no próximo.
Por isso, eu quero retribuir-vos com um Obrigado pelo vosso amor e apoio.
Ser Presidente de uma Junta de Freguesia é ser muito mais do que um Presidente!
É ser confidente, é saber estar ao lado de quem precisa, é saber prevenir, é saber escutar, é saber dirigir, é saber respeitar, é saber viver com e para os outros?
É desta forma que prometo fazer mais e melhor pela nossa União das Freguesias.
Este será o caminho que pretendemos traçar ao lado da nossa população, na esperança que, cada um se envolva e contribua na vida da nossa freguesia, pois só assim será possível melhorar a qualidade de vida de todos!
As pessoas sempre. Com a População Sempre
Viva Cacém e São Marcos, Sintra, Portugal
O Presidente
Paulo Barroso Adrego

