Programa cultural e património em debate no Conselho de Cultura de Sintra

A primeira reunião do Conselho de Cultura de Sintra e o Conselho de Opinião da Paisagem Cultural de Sintra de 2023 realizou-se esta quinta-feira para a apresentação e discussão do Programa Cultural do Concelho de Sintra para 2023.

Esta reunião aconteceu no MU.SA ? Museu das Artes de Sintra e a sessão de abertura dos trabalhos ficou marcada pelas informações dadas aos conselheiros.

Basílio Horta, presidente da autarquia, sublinhou "a continuidade em 2023 de projetos de sucesso a nível cultural de Sintra, como as Óperas de Rua, os concertos nas Igrejas que levam a música a diversos públicos numa ótica de descentralização". O edil reforçou que "o objetivo é sempre levar, gratuitamente, espetáculos a diversos pontos do concelho."

Também a magnífica Orquestra Municipal de Sintra, sob a direção musical do maestro Cesário Costa, continuará a promover concertos gratuitos em diversos locais do concelho, "como um inovador projeto cultural, numa ótica de oferta musical regular de grande qualidade, além de preencher um vazio nesta área no concelho, trazer algo de novo ao panorama orquestral português", salientou o autarca.

Basílio Horta deu também nota do vasto programa cultural do MASMO " Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas, ?como as Noites de Orfeu, os passeios arqueológicos, entre tantos outros projetos do vasto património arqueológico deste lugar".

Durante esta reunião foi ainda apresentado o projeto para a Quinta da Bela Vista e Casa Ribeiro de Carvalho. Trata-se de uma quinta do séc. XIX/XX constituída por uma parte urbana e uma parte rústica, testemunho do passado rural da área de Agualva-Cacém.

O projeto da Quinta da Bela Vista prevê um programa habitacional de baixa densidade com um máximo de 2 pisos e construção de 17 fogos com estacionamento subterrâneo privativo e público, a manutenção/reabilitação dos elementos com interesse arquitetónico. Prevê também a cedência ao domínio público de passeio, estacionamento e área verde para ampliação do Parque da Bela Vista.

Já a Casa Ribeiro de Carvalho, em área rústica, prevê a reabilitação do edifício para equipamento cultural com manutenção dos elementos com valor patrimonial, a reabilitação do espaço exterior adjacente e recuperação da estrutura agrícola.

Este equipamento terá salas polivalentes para eventos artísticos, biblioteca, salas de atividades, salas de reuniões / workshops, cafetaria, instalações sanitárias e novos acessos verticais.

"A Quinta da Bela Vista foi classificada como imóvel de interesse municipal em agosto de 2006 e a autarquia tem todo o interesse em reabilitar este histórico espaço e devolvê-lo para usufruto da população", sublinhou Basílio Horta.

O Conselho Municipal de Cultura tem como missão promover o diálogo e a cooperação entre a autarquia, os agentes culturais do concelho e personalidades de reconhecido mérito cultural, contribuindo, assim, para o desenvolvimento das atividades culturais do Município de Sintra.

Compete também ao Conselho desenvolver um olhar crítico sobre as estratégias e iniciativas culturais do município, sugerindo alterações que as enriqueçam.