A Câmara Municipal de Sintra tem em curso a empreitada de execução do Parque Linear da Ribeira das Jardas, que representa um investimento no valor de 1 milhão e 588 mil euros.
O Parque Linear irá criar uma ligação pedonal e ciclável ao longo da Ribeira das Jardas e requalificar o espaço urbano e rural ao seu redor, abrangendo áreas da União das Freguesias de Cacém e S. Marcos, Freguesia de Agualva e Mira Sintra e Freguesia de Rio de Mouro.
Neste momento procede-se à retirada do piso betuminoso da Av. dos Missionários para se iniciarem os trabalhos de execução de passeios. Na Rua do Patriarca D. António Ribeiro estão em curso os trabalhos respeitantes a instalações elétricas e a poente do campo de jogos e da ribeira estão a ser demolidas instalações abarracadas que foram construídas de modo ilegal e desordenado.
Na zona urbana será intervencionada parte da área da Av. dos Missionários, Rua do Patriarca D. António Ribeiro e Rua Escola António Sérgio, na cidade de Agualva-Cacém.
Nesta área predominantemente habitacional serão implementadas medidas que visam a melhoria nas condições de circulação pedonal, revitalização de espaços verdes, instalação de mobiliário urbano e criação de uma ciclovia.
A empreitada de execução do Parque Linear da Ribeira das Jardas está incluída no Programa Portugal 2020, que financia estas intervenções em 50%.

Parque Linear da Ribeira das Jardas está a avançar