Estamos atualmente a viver um tempo novo, com desafios constantes e a necessitar de resposta imediata, consequência da Emergência de Saúde Pública de âmbito internacional provocada pela COVID-19.

A nossa União das Freguesias Cacém e São Marcos, atenta a todos estes acontecimentos e sempre com a preocupação com aqueles que, neste momento, se encontram mais vulneráveis, resolveu de imediato seguir as orientações da DGS publicadas a 16 de março, no que respeita a encontrar medidas preventivas de combate à propagação do vírus e salvaguardar o papel de cada um de nós na quebra da cadeia de transmissão, bem como, as orientações de evitar a exposição de grupos de risco cujo contágio poderá ser fatal.

Assim, avaliados os casos sociais que atualmente estão a ser acompanhados pelo nosso serviço de ação social e a necessitar da resposta ao nível alimentar, como são as cerca de 90 famílias o que corresponde no total de 250 pessoas, conseguimos fazer já a distribuição a cerca de 50% destes agregados levando estes bens ao domicílio porque são pessoas identificadas como mais vulneráveis ao nível da idade, doenças crónicas, doentes oncológicos entre outras situações devidamente justificadas.

Sabemos que estas medidas não bastam e como entidade próxima do cidadão, estamos a acompanhar as necessidades que diariamente nos fazem chegar para de alguma forma dar resposta. Mas esta não se faz de forma isolada é também com os parceiros que diariamente colaboram connosco que estamos prosseguir para a próxima etapa.

Ação Social - Estado de Emergência