Mensagem do Presidente

Com o crescente número de solicitações e necessidades sociais e o enorme dinamismo que o serviço de ação social tem vindo a assumir, tornou-se necessário, cimentar a sua ação em termos de uma equipa multidisciplinar, direcionada para a prevenção, deteção precoce de dificuldades sociais, relacionais e emocionais das crianças e famílias.

Durante o próximo ano, iremos continuar a desenvolver ações que permitam reforçar o micro mercado, com o apoio efetivo da Câmara Municipal de Sintra. Pretende-se ainda, fortalecer as parcerias já existentes, que permitam desenvolver campanhas de solidariedade em prol dos que, de alguma forma, se encontram numa situação de maior vulnerabilidade.

Num período em que o emprego e formação constituem uma prioridade socio-económica, cabe à Junta de Freguesia, reforçar o seu papel na prossecução do plano pessoal de emprego dos indivíduos desempregados da freguesia, de modo a facilitar o seu processo de (re)integração no mercado de trabalho. Assim, continuaremos a dinamizar o Gabinete de Inserção Profissional (GIP) porque só pelo trabalho conseguimos trazer a dignidade às famílias.

Continuaremos a apoiar os nossos seniores com o objetivo de lhes proporcionar um envelhecimento feliz e ativo. Pretende-se ao longo deste ano, e à semelhança do que tem vindo a ser desenvolvido nesta área, continuar a promover atividades/iniciativas de forma regular, promovendo novas aprendizagens e experiências, quebrando a rotina e a solidão, bem como, contribuir para uma minimização de situações de exclusão social.

Toda a comunidade deve sentir-se responsável pela importante tarefa de educar as crianças e os jovens, preparando os para o futuro. Ao nível das iniciativas promovidas pela Junta de Freguesia, é propósito tentar, como sempre, envolver as escolas, alunos, professores e associações de pais e comunidade. Continuaremos a reforçar os laços existentes com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens Oriental, apoiando as nossas crianças na melhoria das condições de vida das suas famílias.

Implementar e apoiar projetos de promoção e educação para a saúde, assim como, incentivar as forças vivas da freguesia a apresentar ações que visem o bem-estar da comunidade na área de saúde.  Continuaremos a fortalecer a rede de cuidados continuados e reforçar ações no âmbito psicossocial em articulação com o Centro de Saúde de São Marcos e o Centro Saúde do Cacém.

Pretendemos ao longo do ano, garantir uma gestão eficaz na manutenção dos Jardins e Espaços Verdes, promovendo no quadro de uma política ambiental, que passa por preservar o espaço que nos rodeia, desenvolvendo iniciativas de sensibilização para a comunidade escolar e população no geral.

Continuaremos a realizar um importante esforço de requalificação e manutenção do espaço público (calçadas, lajetas, colocação de pilaretes) e de todos os equipamentos desportivos e infantis. Paralelamente com o apoio da Câmara Municipal de Sintra, iremos continuar todas as obras importantes para a freguesia.

Vamos continuar a renovação e valorização dos espaços do cemitério assegurando a gestão, conservação, manutenção, de forma eficiente, prestando um serviço público de qualidade.

Continuaremos o esforço de permanente melhoria dos serviços prestados, procurando racionalizar e otimizar os meios disponíveis de apoio à população, para que todos os cidadãos da freguesia possam ter acesso e tomar conhecimento destes serviços, em tempo útil.

Traçar o mesmo caminho com a população, onde cada um se envolva mais na vida da nossa freguesia, pois só assim será possível melhorar a qualidade de todos!

O Presidente da União das Freguesias

do Cacém e São Marcos