09 JAN 2019

AVISO – ATENÇÃO À PRAGA DA LAGARTA DO PINHEIRO

lagarta large
Teve início o período de infestação dos pinheiros pela processionária – vulgarmente conhecida como lagarta do pinheiro.
A lagarta do pinheiro pode levar ao aparecimento de urticárias agudas de contacto, sobretudo em ambientes escolares. Como forma de prevenção, recomenda-se à população que evite passear em locais onde existam pinheiros, durante os meses de janeiro a maio, ou levar a passear animais de estimação durante este período.

O contacto com a processionária do pinheiro (bravo e manso) causa diversas alergias, tais como: irritação na pele, nos olhos e no aparelho respiratório, com gravidade dependendo de cada pessoa.
Em caso de aparecimento de sintomas de alergia, a Câmara Municipal de Sintra recomenda que seja consultado de imediato o posto médico mais próximo ou através do telefone do SNS 800 24 24 24.

Como identificar:
• Lagartas que estão em crescimento ativo e constroem os ninhos de Inverno designados vulgarmente novelos de seda;
• As lagartas completamente desenvolvidas abandonam os ninhos e descem as árvores para se enterrarem no solo.
• Normalmente andam umas atrás das outras em procissão, dai o nome processionária.
A autarquia aconselha a todos – especialmente crianças – evitar ao máximo o contacto com estas lagartas ou semelhantes, nas árvores ou no solo.

Sempre que sejam identificados ninhos ou lagartas informe a Proteção Civil Municipal – Tel. 219 105 880.

Link: http://protecaocivil.sintra.pt/noticias/aviso-detetada-praga-da-lagarta-do-pinheiro?fbclid=IwAR2u5aEM6F4pB44exxfvY2I5EUw_01GqYqXF4Z3QUIOThaa1jOzg4ABHlfQ