Cemitério de Agualva-Cacém

PELOURO DO CEMITÉRIO

Já há muito que é devida uma palavra sobre este pelouro aos fregueses da União de Freguesias do Cacém e São Marcos. Porém, a adaptação às novas funções e responsabilidades, o levantamento e estudo dos problemas existentes e a tentativa da sua resolução, impediram o contacto convosco mais cedo.
Por outro lado, talvez até seja esta a melhor altura, já que não há momento melhor do que quando há boas notícias para dar.

Como é do conhecimento público, o tipo de terra existente neste cemitério dificulta e por vezes impede a decomposição dos corpos, o que leva a que, muitas vezes, seja impossível fazer a sua exumação ao fim de 5 anos, como é norma. Existem mesmo situações em que se tentou fazer 2 e 3 exumações e a situação chega a manter-se durante 15 e mais anos sem se poder fazer o respectivo levantamento. Consequentemente, chega-se a um ponto em que começa a faltar espaço, próximo da ruptura.
Para além disso, o espaço livre que existe no cemitério está, em grande parte, inundado, devido ao lençol de água que por ali passa.
Passámos por momentos de aflição quando já havia poucas campas que pudessem ser ocupadas, mas o profissionalismo e a competência de quem comigo trabalha neste pelouro, permitiu que a situação fosse ultrapassada. Seria da maior injustiça omitir o nome da funcionária Paula Rosa, que, podem crer, de cemitérios sabe tudo, sem esquecer os restantes trabalhadores.

Passado o primeiro impacto, começou a fase mais positiva e, acreditem, é com muita satisfação que neste momento podemos dizer que:

1. Foram realizadas obras na capela, que vinha sofrendo verdadeiras inundações no interior, que resultavam em manchas, não só no tecto, mas também nas paredes. Também foi necessário levantar todo o tecto, fazer o isolamento e voltar a colocar tudo no sítio. Estas obras incluíram a limpeza das salas adjacentes à capela e a limpeza interior e exterior.
2. Com o apoio da Câmara Municipal de Sintra, irão abrir-se 2 novos talhões, sendo um deles para os "anjinhos".
3. Prevê-se ainda a construção, a breve prazo, de novos ossários, estando neste momento em curso um estudo sobre o seu número e localização.
4. Também a breve prazo, está previsto alcatroar as ruas do cemitério, colocar mais bancos e arbustos e, daqui para diante, tentar que a limpeza das ruas seja ainda mais frequente.

Tudo tentaremos fazer para que aquele espaço tenha sempre a dignidade que merece.

Para qualquer reparo ou sugestão, podem contactar-me para o e-mail

As vossas opiniões serão sempre bem vindas.

A Responsável pelo Pelouro do Cemitério

Luisa Portugal
Cacém, 26 de novembro de 2014

" A autora deste texto está em desacordo com o Acordo Ortográfico".

Estrada de Vale Mourão, 2735-344 Agualva-Cacém

De segunda a domingo, das 08h30 às 17h00

No processo de obtenção de requerimentos referentes ao Cemitério de Agualva-Cacém, poderá optar por preencher e imprimir o respectivo formulário, entregando posteriormente essa documentação na Junta de Freguesia.

Edital 04/2016 – Exumações do Talhão 14

Edital 01/2017- Exumações do Talhão 01