Atendimento Social

O Serviço de atendimento social tem por principais objetivos detetar as necessidades gerais dos indivíduos e famílias, reunir informações suscetíveis de dar resposta às suas necessidades e aconselhar sobre os seus direitos e obrigações sociais.
Funciona mediante marcação prévia nos diversos postos de atendimento da União de Freguesias, nas modalidades de atendimento social e de acompanhamento social.
O atendimento social funciona como atendimento de primeira linha, que visa uma resposta mais célere de informação e orientação, considerando os direitos e deveres dos cidadãos, bem como o encaminhamento para os serviços e respostas mais adequadas a cada situação.
Caso se justifique, procede-se ao encaminhamento da situação para a modalidade de acompanhamento social, a prestar pelas técnicas de Serviço Social, da União das Freguesias do Cacém e São Marcos, assegurando apoio técnico para a resolução e prevenção dos problemas sociais, nas diversas áreas de ação social. Visa ainda o planeamento, a organização e contratualização da intervenção social.